RECEITA DE BOLO COLCHÃO PARA CASAMENTO, SIMPLESMENTE DELICIOSO! (veja como fazer)

Postado por , no dia 07 de novembro de 2018 em Sem categoria
Captura de Tela 2018-11-07 às 10.49.20

Modo de Preparo

Ingredientes:
  • Para a massa do bolo:
  • Para o recheio:
  • Para a calda:
  • Para decorar:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece preparado a massa do bolo batendo as claras em neve até ficarem bem firmes.

2

No bowl da batedeira bata o açúcar com as gemas e a margarina até virar um creme claro e bem suave. Enquanto bate acrescente o leite e depois a farinha.

3

Incorpore as claras na mistura anterior, usando uma espátula, e em movimentos envolventes. Isso é importante para não perder o ar das claras e fazer com que a massa do bolo fique bem leve e fofinha. Por último junte o fermento e mexa delicadamente.

4

Divida a massa deste bolo colchão para casamento por dois tabuleiros de 35 cm x 25 cm untados com farinha e polvilhados com manteiga. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar ligeiramente – preste atenção ao cozimento pois será bem rápido, entre 15 a 20 minutos.

5

Enquanto isso prepare o recheio misturando todos os ingredientes numa panela e levando ao fogo. Fique mexendo sempre até engrossar, desligue e deixe esfriar um pouco.

Dica: Peneire as gemas para evitar o cheiro e gosto de ovo. Se você preferir pode usar as sementes de uma vagem de baunilha no lugar do açúcar baunilhado.

6

Com os bolos assados, deixe esfriar um pouco antes de desenformar e cortar ao meio, para rechear. Divida o recheio pelas duas metades de bolo e cubra com a metade respetiva.

Dica: Se o bolo tiver uma altura irregular, corte o excesso do topo.

7

Faça a calda misturando todos os ingredientes no liquidificador, pique os bolos com um garfo e verta a calda sobre eles, esperando absorver para adicionar mais. Monte o bolo simplesmente sobrepondo as camadas de massa, assim você terá um bolo de casamento caseiro com quatro camadas de bolo e duas de recheio.

8

Para finalizar prepare o glacê da cobertura: bata o creme de leite até ficar bem consistente, formando picos. Depois acrescente o açúcar e a essência de baunilha e continue batendo até virar um chantilly brilhante. Coloque num saco de confeiteiro com bico pitanga ou outro e use para decorar o bolo a gosto. Neste caso fizemos rosas de glacê.

Dica: Troque a essência de baunilha por essência de outro sabor, como menta, morango ou laranja, para criar um glacê com um sabor inesperado!

Finalize o bolo colchão para casamento com outros elementos a gosto, como flores de pasta americana, confeitos perolados e mais. Reserve na geladeira até ao momento de servir e temos a certeza que todos ficarão surpreendidos com este bolo maravilhoso!

Como preparar um bolo colchão para 100 pessoas?

Esta receita de bolo colchão para casamento pesa cerca de 4kg e rende 50 fatias com cerca de 2-3m de espessura cada (lembrando que são fatias com 4 camadas de bolo). Se você quiser preparar um bolo para 100 pessoas ou um pouco mais dobre a receita e prepare a massa em 4 tabuleiros de 35 cm x 25 cm ou em 2 tabuleiros de 40 cm x 60 cm.

 

Ingredientes
  • .
Imprimir ou Salvar
Esta Receita
Envie pelo
Whatsapp
Comente nesta receita

Busca

Novidades

Área de Assinantes

Meu Livro de Receitas
Faça o seu login abaixo para listar suas receitas

Esqueci minha senha
Quero me registrar

Categorias

Curta no Facebook

-->